relendo o Brasil


Eu tenho demorado para escrever aqui no blog. Um pouco por falta de tempo e outra por inspiração mesmo. Não é sempre que estamos 100 por cento reflexíveis para idéias e devaneios.
E entrando aqui no blog me deparei com a minha última postagem, chamado Meu Brasil, brasileiro. Coincidindo ou não, acabei de chegar de férias na Europa. Aonde visitei lugares inusitados como Amsterdam, Paris, Londres e Berlin. Tirando Berlin, as demais cidades eu já conhecia e muito, por outras viagens. Viagens até mais extensas que uma simples férias. E Berlin para mim foi uma paixão a segunda vista. A primeira até a adaptação nos nomes em alemão e me encontrar no tão fácil metrô da cidade, eu apanhei um pouco nas primeiras horas. Mas depois, o amor nasceu, entre mim e a cidade. Falando rapidamente sobre as minhas observações sobre Berlin, pois não é a idéia nesta postagem, eu realmente me surpreendi com que vi e senti na capital alemã. Alguém em algum momento desta mesma viagem me disse que Berlin se comparava com São Paulo e de primeiro momento, achei meio estranho. Pode sim se comparar a São Paulo. Pode até achar que Berlin não seja na Europa ou mesmo pareça em alguns momentos um bairro novaiorquino. E Berlin é isso mesmo. Ou seja, tudo isso!!! Uma cidade com ruas largas (longe de uma cidade antiga européia), pessoas felizes e jovens. Mesmo percebendo que é uma cidade cobrada constantemente pelas suas guerras e holocausto. Pois a marca destes eventos estão em todas as partes e referenciadas a quem queira ver ou ouvir sobre Berlin. Porém a idéia da postagem de hoje é outra, não turistica. Eu sempre incentivei e admirei amigos ou mesmo familiares que pegaram as suas coisas no Brasil e se jogaram em outros países. Ganhos como culturas diferentes, conhecimentos gerais e novas amizades sempre foram os pontos que enalteci com estes forasteiros. E mesmo já estando lá eu sempre continuava amparando meio que psicológico a todos estes novos estrangeiros.
Só que agora voltando de férias, não sei se aproveitei um tempo limitado ou mesmo as baixas temperaturas não foram tão convidativas, mas voltei para o nosso país, eternamente apaixonado pela nossa Pátria Amada Brasil.
Temos sim um país diferente dos outros... de um povo carinhoso. Além de uma geografia única. Somos sim o país do futuro. Pois somos um país que sabemos receber. Falamos todos os idiomas, temos todas as caras e além de tudo somos naturalmente flexíveis a tudo.
Quando falo flexíveis, entendo sobre não ser limitado a novos conhecimentos. Somos curiosos, viajados e nos infiltramos em qualquer canto do mundo a procura de conhecimento.
Somos brasileiros. Reverenciados lá fora mais do que aqui dentro. Somos os brasileiros pela rapidez e mastria no futebol. Somos brasileiros pelo envolvimento do samba ou mesmo somos brasileiros pela beleza do nosso povo.
O Brasil desponto cada vez mais lá fora. Somos a mais nova promessa de potência e quando realmente o mundo conhecer melhor o Brasil, ai sim, serão eles que demandarão para cá. Querendo ter essa experiência úinica que é se estar no Brasil.