Só para brasileiro


Como diz a minha grande amiga MP, eu sou educado até para xingar no trânsito. Mas isso é no geral, por que mesmo não querendo ganhar o título de Madre Teresa, eu acabo não me aborrecendo com algumas coisas. Mas que existe algo que me tira do sério e me faz ser demasiadamente desagradável é quando eu ouço estrangeiros que vivem no nosso país e ficam além de criticando, comparando a ordem de outros países. Sei que temos uma política de país de último mundo encabeçada por Lula; sei da pobreza, da diferença social entre o povo; sei da ignorância e relaxo do povo em época de eleição; sei tudo isto e muito mais. Mas eu e todos os brasileiros podemos criticar. Somente nós podemos criticar porque sabemos pelo que já passamos. Com as crises desde financeiras, filas de leite e outras mais. Passamos com impeachment de presidente, já sentimos nosso esporte definhar por falta de patrocínio. Já sofremos com tudo. E com todos esses sofrimentos veio também um amadurecimento e aprendizado. Um aprendizado que não nos deixou cair tão fundo como muitos países que se intitulavam de primeiro mundo. Nós temos um povo maravilhoso e receptivo, nós temos a cidade mundialmente maravilhosa que terá a Olimpiadas 2016, temos a Amazônia , os lençóis maranhaenses, e tantas outras coisas...Me emociono a cada comentário positivo internacionalmente falando, seja sobre o Rio, o samba ou mesmo sobre o nosso futebol. Uma vez na Inglaterra, o consulado da República Tcheca me deu o visto na hora porque eu era brasileiro. Outra vez também na Inglaterra, encontrei uma menina egípcia que dizia que só ficava por ali e não viajava mais pela Europa porque o país dela não era bem vindo. Então a trancos e tropeços, eu defendo o nosso país do verde e amarelo. O nosso país que chora feliz em tudo que faz. E insisto que não é qualquer um que entra no meu país, vem ganhar dinheiro na minha cidade e ainda se acha no direito de criticar o que entende pela breve passagem entre nós. O mundo nos respeita pela nossa autenticidade e pelo jeitinho brasileiro que hoje é visto como exemplo de futuro e promissor para sobrevivência em toda terra. Sou brasileiro e agradeço a Deus por isto.