tristeza sim.


... "tristeza não tem fim... felicidade sim.." essa é uma música que muitos ja ouviram e se fizeram a mesma pergunta, sobre estar triste ou mesmo de como devemos ver a tal tristeza. Claro que sempre corremos de estarmos tristes de qualquer modo e forma. Corremos incessantemente atrás de uma felicidade que muitas das vezes sequer sabemos a razão para estarmos felizes.Claro que ninguém quer perder uma pessoa querida, seja familia, amigo ou relacionamento amoroso. Mesmo somente vendo notícias de tsunamis around the world já ficamos tristes e sofremos com o sofrimento alheio. Até porque somos pessoas sensíveis e pensamos que se aquilo fosse aqui conosco, seria o fim do mundo. Pelo menos naquele instante, até a grande onda voltar para o seu lugar que é o infinito do mar. Ficamos tristes quando comparamos nosso dinheiro entrando e com as contas saindo. E muitas destas vezes o banco sempre tem razão, pois aprendemos ainda em faculdade que matemática é uma ciência exata e não sentimentalmente humana. Mas a minha idéia de escrever hoje sobre tristeza é pelo fato de não aceitarmos ou mesmo não assumirmos momentos de não felicidade em nossas vidas. Talvez os zilhões de livros de auto-ajuda que nos dizem incessantemente que devemos pensar positivo e acreditarmos que tristeza é passageira.
E estamos lá, correndo de sequer pensar que poderemos estar prestes a se amarrar numa pedra e se jogar num poço sem fim.
Mas tristeza não tem fim e devemos testar formas e fórmulas de uma convivência ainda proveitosa para toda a nossa vida.
Lá vem o pensamento positivista, mas são em momentos de tristeza que os grandes autores criam suas maravilhosas composições de amor, ou de vida. Outros pintam suas frustrações em lindas telas, expôem e ainda recebem visitações infindáveis. Mesmo até quando a razão triste já se passou e há muito tempo.
Mas volto que não devemos sofrer em querer esconder um sofrimento. Porque o homem não pode chorar? porque não podemos mostrar que somos seres humanos suscetíveis a todos os tipos de emoção? Deixarei de ser homem com H maísculo se eu sofrer ou mesmo ficar triste? Serei menos homem em comparação com aquele outro que só diz estar sempre bem?
Muitas vezes estou triste sim e muitos dos meus melhores textos saem sim desta tristeza. Seja de uma tristeza passageira ou outra que me acompanha para me fazer ver a vida com mais detalhes.