ouvir o silêncio


Quando acordo, uma das primeiras coisas que faço é chutar o despertador e depois ligar a televisão. Ligar a televisão para me manter acordado ainda na cama. E não perder a hora. Porém também faço isso quando chego a noite do trabalho para ouvir algo em casa, algum tipo de barulho. Em outros momentos me sinto dentro de uma sinfonia de diferentes sonidos sem poder identificar a todos. Estaria eu ficando surdo? Não, é o som do silêncio.Seja num parque durante o dia ou mesmo a noite quando esta praticamente vazio. Enquanto algumas pessoas colocam suas musicas prediletas em seus Ipods, eu desligo o meu. Desligo para ouvir o silêncio ao meu redor. Percebo em detalhes pequenos passarinhos ainda acordados ou mesmo saltos ornamentais das pessoas correndo no mesmo parque. Eu já tinha percebido recentemente que eu evitava óculos de sol para poder apreciar com mais detalhes algumas coisas, porém agora percebo também que muitas vezes eu desligo o radio do carro para ouvir o mundo. Claro que não é todo momento que o barulho me distrai, porém percebo que o som das coisas me faz sentir mais localizado no ali e agora. Vejo passo a passo as pessoas e coisas acontecendo num tempo bem próximo ao meu porém sem fazer parte do meu mundo ou momento.