isso não te pertence...


As vezes eu penso que eu deveria ter estudado psicologia. Não por ser o cara mais entendido nas relações humanas e sobre a diversidade das pessoas. Mas porque sempre estimulo os meus amigos a se responderem a si próprios. Sim quando começo uma conversa introspecta com eles, eu sempre faço perguntas como se estivesse querendo analisar melhor a situação e a pessoa. E não se trata de simples curiosidade ou mesmo bisbilhotar a vida alheia.

Eu não entendo muito a filosofia destes grandes sábios da psiquiatria como Freud por exemplo. Mas eu acredito que um terapeuta não deva responder as questões do seu paciente e sim estimular que ele escute na sua própria voz.

A minha referência nestes infindáveis assuntos, sempre foi a lógica das coisas. As vezes o problema é fácil de analisar se você fizer um caminho inverso ao momento de estar sofrendo com determinada situação. Sei que é simples falar, mas não impossível em tentar.

Uma vez, eu ja comentei por aqui, a minha terapeuta chegou e me disse... - isso não te pertence Marco Aurélio... O problema foi resolvido? Não. Porém o entendimento de que realmente eu estava desatualizado sobre mim mesmo bastou no minimo para amenizar a minha ansiedade em querer resolvê-lo. E hoje quando o problema volta a tentar sobressair sobre mim, eu penso na frase dela e com isto eu consigo me sentir maior e mais forte. Pois quando percebi tamanha gravidade do problema, rastreiei e descobri que foi herdado e realmente não me pertenceria nunca.
Por isto insisto que quase sei sobre as coisas que não quero, porém quanto as coisas que eu quero , estou aberto a saber...
O que eu não queria ontem não necessariamente será tão impóssível amanhã e mesmo aquilo que tanto me faz ficar enraizado em momentos e lugares pode estar de alguma forma me atravancando o meu caminho de um futuro promissor e feliz. Por isto não sejam tão enfáticos em dizer o não costumeiro de nossos dias.