segredo do grão


Tenho algo esquisito em mim que os meus amigos mais próximos já estão carecas de saber... "eu não gosto que me perguntem se eu gostei do filme logo que acaba". E claro, muitos deles me perguntam como uma forma de me sacanear. "me desculpem a expressão...

Mas ontem eu constatei a minha real necessidade de degustar as informações que eu acabei de assistir durante o meu caminho de volta a minha casa ou mesmo de volta a minha própria história.

Eu acredito fielmente que as informações do filme nos são passadas naquele instante e temos que correr para ver as imagens, entender a história e ainda nos emocionarmos. Trazendo muitas vezes lembranças de algo parecido daquele momento, que possa ter acontecido em nossas vidas. E é muita informação condensada em pouco tempo.

Porém quando você sai do cinema com amigos em direção a uma pizzaria ou mesmo de mãos quase dadas para casa, as cenas se repetem em sua mente e ai você começa a discutir e analisar se concorda ou não ou mesmo se realmente gostou.

Além disso tudo , como sou um amante da "luz, edição e fotografia" destas películas fico ainda tentando ver de onde nasceu aquele ponto de vista deste diretor.

E ontem ao assistir o filme "árabe/francês" O segredo do Grão eu percebi isto no ato do final do filme, que eu sai da sala de projeção falando que eu detestava filme francês... porém algumas quadras a mais, quase chegando em casa, abri um sorriso de que eu tinha simplesmente "amado" o filme. E foi real. Precisei dissolver toda aquela informação e entender no decorrer a mensagem dada naquele instante de tanta imagens e emoções.
Entendo que cada um tem um ponto de vista sobre tudo isto. E claro, repara em detalhes um pouco mais e outros menos importantes. Para aqueles que apreciam somente as imagens de toda tela, eu sempre sugiro os filmes de dinossauros, pois os mesmos preenchem toda a tela com tanto tamanho. Ops... não foi uma crítica, apenas uma análise em proporções...