dar livros de presente


A minha conta na livraria da Vila do meu bairro cresce a cada momento. Aliás lembrando já tenho créditos para outros livros por lá.

Pois me descobri no prazer de presentear com livros. As vezes nos preocupamos quando pensamos que iremos receber um livro de presente. Ai que medo. E se a pessoa que estiver comprando tiver um gosto meio duvidoso ou mesmo se o tema não tem nada a ver comigo? Então, seus problemas acabaram se você é o meu amigo... rs Ops, com pretensões a parte...

Quando eu compro um livro de presente eu procuro que tenha algo muito familiar com o presenteado. Mas não de uma forma técnica, profissional ou mesmo de etnias.

Já dei livros de piadas judaicas a amigos que sequer são judeus. Outros livros de pinup´s para amigas que eu as vejo como uma linda boneca antiga ou mesmo um livro de dicas de etiqueta para um amigo que é total descolado e até eu aprendo com ele em alguns sentidos.

Porém para isto tente ter o hábito de passear por uma livraria e perceberá o imenso e maravilhoso mundo que nos é oferecido ali no mesmo endereço. Viagens inusitadas e sons de outros mundos através de Cds, fotos e textos que sequer imaginávamos que poderia existir.

Um passeio por uma livraria é mágico e viajante. E entenda que eu não sou um daqueles leitores loucos devoradores de livros. Nada, aliás isto é uma dependência que eu adoraria em ter, ler livros. Mas voltando, este mundo é de tamanha abrangência que tenho surpresas a cada visita. Porém o ponto ápice deste meu gosto em presentear pessoas que gosto com livros está muito ligada ao meu bel prazer em poder fazer dedicatórias ou mesmo dar autógrafos nestas obras. Sim, me acho o co-autor de cada obra que compro para dar de presente. Sou todos e não sou nenhum deles. Porém quando visito estes meus amigos por mim presenteados vejo na casa de cada um deles, textos e palavras que eu me orgulho sempre de escrever. Pois uma certeza eu sempre tenho, que se o texto foi compatível e sensível foi porque cada um mereceu por isto.