observando


Percebo que existem momentos em minha vida que transito pelos lugares com um olhar de criança curiosa.

Sentado no banco do passageiro, coisa meio difícil para mim, pois estou sempre no volante, me vejo, assistindo tudo que passa ao me redor e com uma certa velocidade. Reparo em cada pequeno detalhe de casas, pessoas e placas diversas. Percebo a criatividade das pessoas que mesmo ainda morando em favelas ao caminho, colocam flores para enriquecer suas janelas. Pintam de cores extraordinárias suas portas e barracos deixando seus galos e gatos soltos apreciando o movimento.

Algumas coisas não tão bonitas também vejo com os olhos de um pequeno menino. Pessoas brigando entre elas ou mesmo buzinhas incessantes acelerando a todos. O caminho continua e eu mesmo continuo ali ainda muito curioso pelo que ainda há de vir.

Nas paradas em semáforos aproveito para ver as outras crianças ali pedindo moedas ou mesmo vindo com espanadores para as nossas janelas. Sinto neste momento uma acerta apreensão ainda dentro do meu condutor, que se é aliviado a cada momento que o carro começa a se movimentar.

Quando de repente chegamos ao destino, encerrando a minha viagem e voltando a ser o adulto que precisamos ser para continuar o nosso caminho.