Desmistificando...


Recentemente fiz um curso dentro de minha religião. E a cada página virada de uma breve apostila eu desmistificava cada ato e ritual que até ali eu somente assistia e pouco entendia.

Porém me sinto uma pessoa privilegiada de poucos ressalvos sobre coisas e pessoas, até que elas me provem o contrário, e nunca insisti ou mesmo persisti em continuar na direção de pré conceitos sobre qualquer coisa.

Mas o que eu mais sentia a cada nova informação nas páginas da apostila era que para cada ato, ou seja em religião, ou outros aprendizados se tem uma razão. Claro, dependendo de quem prega este conhecimento pode ser um bom fruto para a vida de muitos ou mesmo mais um ditador querendo criar um pequeno mundo paralelo para que se possa ter controle sobre as coisas e pessoas. Comento que tenho um pouco de receio de pessoas que tem o poder da palavra para uma multidão, pois cada um pode externar da forma que lhe é mais conveniente. E como vivemos num gigante mundo de pessoas sem muita informação e que são facilmente manipuladas, pode sim ser criado um mundo com grandes minorias. E ainda minorias controladas para interesses de poucos.

Porém, quando desmistificamos algo que até ali éramos leigos, e vemos que tudo aquilo que vimos até o momento são feitos apenas para o bem do próximo, torna-se apenas maravilhoso. Pois independe o meio se a direção é para a solidariedade. Se a direção é em busca da felicidade de um geral e não apenas de um general.

Vamos lá. Desmistifiquemos o bom aprendizado para buscar em suas raízes a verdade e a sabedoria que foram de poucos.
CRÉDITO: As palavras são minhas, mas muitas das fotos são by Google...