pré conceitos...




Quando as notícias chegam até nós de países longes, como do Oriente Médio nos chegam em pinceladas. Vemos homens bomba, vemos mulheres sendo apedrejadas e crianças com metralhadoras em mão. Porém estes lugares são muito maiores. Eu estive alguns meses atrás por aquela região. Estive na Siria, Libano e Turquia. A Siria é um caso a parte e muito especial. Os outros dois países estão muito próximos aos ocidentes. Mas eu vi e assisti um cultura humilde, real e verdadeira. Eu recordo de uma palavra de um amigo brasileiro que também fez este mesmo caminho, que eu poderia ficar um pouco assustado em alguns momentos na Sirias, mas eu deveria lembrar que eles não fariam nada contra mim. E isso realmente aconteceu. Quando eu tinha chegado em Damasco, capita da Siria e me desencontrei de um outro amigo, eu lembrava destas palavras e isto me confortava de alguma forma.
Eu relato um pouco sobre isto, para mostrar que como existe um mundo desconhecido para nós lá fora e já fazemos imagens pelo pouco que vemos, a mesma coisa acontece aqui ao nosso lado. Vemos pouco e analisamos muito. É muito fácil ver um pequeno detalhe e já descrever como uma obra de arte. Porém infelizmente a descrição e desenrolar destas histórias nunca é para o lado positivo da coisa. Sempre denegrindo ou escolhambando. Infelizmente.
Judeu fala mal de arábe e vice versa, mas eles podem. Eles vivem lá guerrilhas diárias defendo suas idéias proóprias. Mas o que nós, aqui de um país tropical sequer entendemos e já vamos avaliando de nossa maneira. Eles reclamam que os americanos aproveiram de seu poderio econômico e invadem seus país e mandam. O Brasil faz a mesma coisa aqui na América do Sul, mandando com o seu poderio comercial. Se eles não fizerem como queremos, nós fechamos fronteiras com eles. Então, sempre digo, que antes de jogar uma pedra, acene. Antes de difamar pergunte... Ou sequer viva a sua própria vida. Pois quem conta história dos outros é porque não as tem...