criticando


Adorei o tema crítica e me inspirei com o tão "mala" do meu amigo cubano crítico de meu país... Estávamos assistindo um belíssimo recital de duo de pianistas, no Jockey Club de São Paulo em prol da reconstrução de Ambruzzo na Itália.
Noite fresca e feliz, com música clássica seguida de um bom vinho na companhia de outro grande amigo somellier. Quando o recital se encerrou e fomos agraciados com um delicioso coquetel Charlot e com uma vista espetacular da cidade, o dito estrangeiro comenta o seguinte vendo uma foto de Ambruzzo num cartaz... " - olha como é ordenada uma praia na Europa e lembrando como é a praia no Rio"... bastou este comentário infeliz para e quebrar o encanto da noite e me remeter a sempre crítica do mesmo sobre o nosso país. Talvez as vezes eu até pareça radical demais mas não é. Insisto que não é porque com o passar do tempo você entende melhor as pessoas e seus pensamentos. E principalmente o entendimento entre linhas de seus comentários. Resumindo, já era uma pessoa que critica constantemente e que chega uma hora você vai com o saco a Lua e volta algumas vezes até estourar a um piscar de olhos. Como comentei abaixo, aliados, critica e Brasil, foram como uma receita de homem bomba pronto para estourar. Crítica de um crítico especializado, que estudou, vivenciou para ter o direito da palavra, é entendido ou mesmo aceito até uma comparação de raciocínio entre você e o que você lê do dito cujo. Porém assisto constantemente várias outras pessoas com um espírito crítico alheio muito grande. Tão grande que sequer se enchergam para fazer algum tipo de comparação. Criticar um filme? Perfeito, mas a sua direção, a interpretação da atriz ou mesmo qualidade de imagem e som. Mas comentários, como já ouvi no cinema, o quanto o ator estava velho e a outra estava imensamente gorda. Esses são comentários desnecessários. Não é defesa de um ou de outro. Pior então é a crítica retrógrada sobre a atitude do outro. Seja em seus atos ou vestes. Claro, claro, claro, se for um ato terrorista, eu sou o primeiro a meter a mão. Mas se a gordinha esta de barriga de fora, deixa ela. No mínimo eu admiro o tempo que ela ficou de frente ao espelho e teve coragem sim de sair e encarar todas as caras criticas na rua. No minímo, no mínimo ela não foi apenas mais uma... Eu não ganho para dar conselhos e nem sou o senhor da palavra sobre estar certo ou errado. Porém na minha humilde mensagem, eu digo... LIBERTE-SE ... atualize-se... sobre você mesmo...