Final de ano chegando...




e o papai Noel ai tirando o maior sarro de nossa cara...


Primeiro, ele só aparece nesta época do ano. Fala sério véinho cafona que não muda de estilo há centenas de anos. Depois sai por ai faturando mais que xuxu na serra, fazendo comerciais de todos os produtos e em todos os canais de divulgação. Usando até dublês e fantasias para faturar ainda mais.
Inventa renas pela fria neve, ou mesmo em shoppings com calefação. Do Rio ao Chuí, lá está ele se achando, gordo como uma orca e ainda com um sorriso que já virou musiquinha de celular.
Pois é, o Natal realmente chegou. São nas ruas em suas casas e comércios iluminados que percebemos que o ano esta acabando. E a partir destes dias de hoje até exatamente o dia 1 de janeiro, nos vemos cobrados, ou mesmo aliviados ou até ainda, contemplados com o ano que passou.
Talvez aliado a tudo isto e com uma boa fatia de culpa também, vem o cansaço de já ter feito muito coisa nestes ultimos 11 meses. E destas coisas, muitas nem lembramos mais. Mas chegou o então esperado peru para comemorar.
O que me dói é saber que muitas pessoas, independente suas raças e origens não tem sequer a esperança de um ano melhor.
Nós podemos comemorar sim com as nossas champagnes, nossos panetones e amigos. Mas ao sair na rua, nos vemos a frente de um mundo bem diferente daquele que o tal papai Noel as vezes tenta nos fantasiar.
Não trata-se aqui de uma pessoa revoltada com o vermelho da roupa do papai Noel. Mas sim, alguém que gostaria de ver uma nova razão para tanta comemoração. Uma razão mais palpável e mais caridosa. Vamos levantar as mãos não somente para agradecer ao universo por estarmos vivos e com saúde. Mas levantemos as mãos para ajudar o próximo. Sim, leve uma cesta básica que seja a uma pessoa simples que vive perto de você.
Eu tava brincando quanto ao velho de vermelho e barba. Eu já me vesti dele e foi engraçado.