part 3




Quando comento sobre a desmestificação da umbanda, quero dizer que o que sabemos e entendemos está muito aquém de uma realidade religiosa.


Sim, como em qualquer outra religião podemos encontrar pessoas que se aproveitam da situação e falam e fazem bobagens, tornando assim ainda mais dificil o nosso aprendizado para o novo.


Nasci católico, fui mórmum, budista, kardecista e agora Umbandista. Um amigo comentou que eu deveria parar e ficar numa somente. Mas discordo. Estou a procura daquilo que realmente me faz feliz. Todas as religiões tem o mesmo Deus, apenas trocam de nomes e o meu de transporte até eles. Se você tem fé na igreja católica vá em frente e mova montanhas a sua frente. Pois é isto o que a fé nos faz fazer. Como diz o kardecismo sobre a reforma íntima, aonde devemos rever nossas coisas e considerá-las até aonde nos fará realmente feliz e continuar ou mesmo mudar.


É fácil criticar e ter preconceito daquilo que não entendemos. Recentemente caminhando pelo jardins, um amigo comentou que alguns judeus que passavam por nós, deveriam nos achar um erro. E eu completei para o ele, - e o que vc acha deles?


Porque ambos não tem o conhecimento da fé e desejos de cada um. E se você não entender ou não querer entender, está dentro do seu livre arbítrio, porém não faça comentários e analogias sobre as coisas alheias.


A base da umbanda é o sincretismo da igreja católica, os rituais do candomblé e a doutrina do kardecismo e outros.


Existiu estátuas feias numa ocasião que os negros e índios precisavam amendrontar os brancos para poderem orar por seus deuses... somente naquela época. Não existem chifres em suas imagens... está sendo totalmente renovada a nova Umbanda.


Naquela frase, na dúvida não ultrapasse eu reformularia, na dúvida não critique ou comente, apenas estude...